HISTORIAL

Por ocasião do Carnaval de 1985, dois sócios da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra,   Elisabete Sampaio e Manuel Alberto, pensarem em fazer uma surpresa aos associados no decorrer dos tradicionais bailes, dado o seu gosto por esta actividade e pelo facto de ela já ter feito parte de um Grupo Folclórico.







Os Fundadores

ELIZABETE  E  ALBERTO


Contactaram crianças interessadas e arranjaram os instrumentos possíveis para efectuarem os ensaios.

Os trajes, arranjados individualmente pelos pais das crianças eram, óbviamente, um pouco "carnavalescos" e típicos das mais variadas regiões.







Vânia e Helder

Um par com apenas 5 anos de idade.

(Foto tirada na noite do Carnaval de 1985)
O Grupo na Festa de Carnaval na Sede - 1985


A surpresa foi de tal forma agradável que, não só as crianças, mas também os pais e muitos outros associados, insistentemente tentaram sensibilizar os responsáveis no sentido de dar continuidade a esta experiência, fundando um Grupo de Folclore Infantil.

O desafio foi aceite e, logo no primeiro ano a actividade foi surpreendente.



Daí a responsabilidade de levar as coisas mais a sério, ou seja, representar tão sómente o folclore da região em que se estava inserido, o Douro Litoral, mais concretamente, das Terras da Maia.

Nesse sentido, foi contactado o ensaiador, Senhor Israel Ferreira que, com a sua experiência de mais de 50 anos ao serviço do folclore, adaptou o Grupo às características então pretendidas, tanto a nível de trajes como de danças e cantares.




                 
        O
ENSAIADOR
   SENHOR 
    ISRAEL    FERREIRA




  

Sem comentários:

Enviar um comentário